E3J - Empresa Júnior de Engenharia Elétrica

O PRINCÍPIO DA ELETRICIDADE

Há muito tempo os fenômenos envolvendo eletricidade despertam a curiosidade humana, desde as experiências de Tales de Mileto no século XV até aos avançados estudos de James Maxwell no século XIX. Então, faremos um breve discussão sobre a eletricidade e seus princípios básicos.
 

Cargas elétricas
 

A explicação da natureza da eletricidade vem da estrutura da matéria denominada de átomos que, por sua vez, são constituídos de partículas elementares conhecidas como nêutrons, prótons e elétrons. Mas o que caracteriza essas partículas no átomo? As interações eletromagnéticas dessas partículas são determinadas por uma propriedade física fundamental, as cargas elétricas.

 

Eletrotástica e eletrodinâmica

 

Cargas elétricas estáticas ou em movimento caracterizavam a eletricidade. E cada estado da carga define um universo de estudo, uma das experiências citadas anteriormente, por exemplo, entra no campo da eletrostática responsável pelo estudo da carga elétrica em repouso.

No século VI a.C, o filósofo e matemático grego, Tales de Mileto, após descobrir uma resina chamada âmbar, esfregou-a com pele e lã de animais e pôde então observar seu poder de atrair objetos leves como palhas, fragmentos de madeira e penas. Apesar de não terem dado tanta importância a sua descoberta, a experiência do filósofo constatou um dos aspectos da eletrostática, a eletrização por atrito. Nesse processo, quando duas substâncias são atritadas, ocorre uma migração de elétrons de uma para outra.

Assim, como todo corpo que existe no universo possui uma quantidade de carga, a eletricidade estática encontra-se em toda parte e acontece quando levamos um pequeno choque ao pegar na maçaneta da porta, ao retirar uma blusa de lã e ouvir estalos e entre outros.

Outro campo de estudo da eletricidade é a eletrodinâmica, responsável pelo estudo da carga elétrica em movimento em um circuito elétrico. São exemplos dessa ciência os relâmpagos e as faíscas. Também percebemos a eletrodinâmica na geração de energia elétrica, isto é, quando gerador manda uma carga de energia que atinge partículas de átomos, essa carga forma uma corrente elétrica — fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica — em um condutor. Os condutores ajudam a abastecer uma cidade com a energia conduzida.

Precisando tirar alguma dúvida?

Entre em contato conosco!